Dicas simples para escolher os equipamentos para padarias.
Compartilhar:
escolhendo os equipamentos para padaria

No país, o mercado da panificação tem crescido exponencialmente, mostrando-se cada vez mais competitivo. Para se destacar, é preciso investir em diferenciais de peso, indo além do senso comum.

A qualidade dos ingredientes, o cuidado no preparo dos alimentos, o tempo de atendimento e a apresentação dos pães para o cliente são fatores que interferem diretamente no sucesso do seu negócio.

No entanto, muita gente acaba esquecendo de valorizar uma parte fundamental desse processo, que também faz toda a diferença no resultado: os equipamentos e acessórios do estabelecimento. Do maquinário aos utensílios mais comuns, você saberia como escolher equipamentos de padaria?

Pois não se preocupe! Continue a leitura e confira 3 dicas fundamentais para ajudar você nessa decisão.

DEFINA O ESTILO DO SEU NEGÓCIO

Para escolher seus equipamentos, é importante saber se a padaria terá produções em pequena escala, oferecendo produtos orgânicos e de fermentação natural ou será uma franquia de uma grande rede, comercializando um grande volume de produtos por dia, por exemplo.

ANALISE A LOCALIZAÇÃO DO SEU EMPREENDIMENTO

O local escolhido para instalar a padaria também importa muito, pois isso impacta a quantidade de clientes que podem passar por lá durante o dia. É uma região central ou o um bairro mais afastado? Se a padaria estiver próxima a prédios comerciais, é possível que muitos trabalhadores escolham o local para tomar o café da manhã. O mesmo vale para proximidade com escolas e pontos turísticos.

IDENTIFIQUE O MODELO DA SUA PADARIA

Depois de definir o estilo e a localização do seu negócio, pense em qual desses modelos sugeridos pelo Sebrae ela se encaixa melhor:

  • Boutique – oferecem produtos importados, gourmet ou de fabricação artesanal, geralmente localizadas em regiões centrais, com clientes de alto poder aquisitivo.
  • Conveniência – são padarias “tem de tudo”, parecendo com um pequeno mercado, normalmente localizadas dentro de postos, prédios comerciais, entre outros espaços.
  • Serviço – disponibilizam grande variedade de produtos além dos pães e massas tradicionais, como buffets de comida e doces de confeitaria.

Ao escolher os equipamentos para a sua padaria, as melhores opções devem ter boa garantia, matéria-prima de qualidade, durabilidade e, de preferência, certificações que validem a competência do fabricante, como os selos do Inmetro. Isso vai potencializar a eficiência da sua cozinha, aprimorando seu negócio.

QUAIS OS MELHORES EQUIPAMENTOS PARA MINHA PADARIA?

Forno Industrial

Os fornos industriais são fundamentais para assar todo tipo de pães, bolos, salgados e o que mais for produzido na cozinha em grandes quantidades. Você pode escolher entre várias opções, como forno de convecção, turbo a gás e titã giratório.

Câmara para Pães

Outro item essencial. Com a câmara climática, você tem maior controle sobre a fermentação dos pães, podendo acelerar ou retardar o processo antes de assá-los.

Cilindro Elétrico

O cilindro elétrico laminador e a sovadeira são responsáveis por sovar, laminar ou moer. Sua função é deixar as massas dos pães leves e macias, sem precisar do trabalho manual de um padeiro – o que otimiza o tempo de preparo.

Masseira

A masseira – ou amassadeira – tem função similar a do cilindro, misturando e sovando as massas ao mesmo tempo, sem precisar de auxílio humano.

Misturador de Massa

O misturador funciona de forma automática e é ideal para mexer cremes e massas sem parar, economizando o tempo da sua equipe, que fica livre para fazer outras atividades.

Batedeira

A batedeira planetária oferece alta performance, tendo maior potência e velocidade do que os modelos tradicionais. É ideal para agilizar o preparo de grandes quantidades de massa. A Castellmaq, por exemplo, tem opções de até 30 litros.

Assador

Se você deseja oferecer outras opções além de pães e massas, os assadores podem ajudar. A venda de carnes e frangos assados é muito comum em padarias brasileiras – uma ótima forma de aumentar o lucro aos finais de semana.

Moinho de Pão

Esse equipamento é utilizado para o preparo de farinha de rosca, que serve de base para diversas receitas, além de evitar o desperdício de pães que não foram vendidos até o fim do dia.

Despolpadeira

Garanta sucos naturais frescos a qualquer hora extraindo e armazenando as polpas das frutas. Dessa forma, o trabalho é reduzido e as polpas duram muito mais.

Fatiador de Frios

Outra ferramenta para otimização do trabalho. O cortador de frios é essencial para comercializar queijos, presuntos e outros embutidos.

Mesa

A mesa com tampo em inox garante que os alimentos sejam manuseados com higiene, pois esse material não prolifera vírus e bactérias.

Expositor para bolos

Para atrair a atenção dos clientes, é essencial investir em um expositor vertical para bolos. Além de de ser um convite para quem passa, também mantém os produtos refrigerados.

Além dos itens citados, não se esqueça de garantir utensílios básicos como assadeiras, espátulas e balanças de precisão, por exemplo. Na Makro você encontra opções em refrigeração comercial, balanças e muito mais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

X